Função social dos Correios está em risco com o PL 591 inconstitucional

Publicada dia 04/08/2021 08:54

Outro argumento forte em defesa dos Correios estatais é a importante função social que exercem. Ao conectar e integrar o território nacional, a empresa garante não só a comunicabilidade de todos os brasileiros, mas também funciona como “braço logístico do Estado na execução de políticas públicas”.

Os Correios vão além da simples entrega de correspondência, promovendo a concretização de direitos fundamentais, indispensáveis ao exercício da cidadania em localidades que, sem ele, não chegarão.

A empresa tem agências em todos os municípios do país, que somam cerca de sete mil unidades de postagem e nove mil unidades de distribuição. Em 60% dos municípios brasileiros, é a única representante da União.

A partir de suas unidades, disponibiliza uma série de outros serviços públicos além do postal, como serviços bancários, registro de CPF e emissão de documentos. Também entrega vacinas e medicamentos e distribui livros didáticos, provas do ENEM e urnas eletrônicas.

Daí a imprescindibilidade dos Correios para que populações em localidades rurais, de pouca infraestrutura ou de difícil acesso possam alcançar serviços públicos básicos.

Correios, o que é essencial para o povo não se vende!

Compartilhe agora com seus amigos