Celebrar o Dia Mundial dos Correios é garantir o direito do povo ao serviço postal essencial

Publicada dia 09/10/2021 11:38

O Dia Mundial dos Correios, celebrado todo dia 9 de outubro, é comemorado nesta data por causa da fundação da União Postal Universal (UPU), em 1874, em Berna/Suíça. A organização é vinculada à ONU e, atualmente, congrega 192 países. A Administração Postal Brasileira tornou-se membro da UPU em 1º de julho de 1877.

Celebrar essa data é relembrar a importante história e centenária dos serviços postais no Brasil e no mundo afora, o dia também contribui para um maior debate sobre os processos de modernização e valorização dos serviços e dos trabalhadores. No Brasil, a celebração é acompanhada de conscientização sobre o papel social dos Correios no país.

Quando surgiu o Dia Mundial dos Correios?

O Dia Mundial dos Correios não é celebrado em 9 de outubro por acaso! Foi neste dia, em 1874, que surgiu a União Postal Universal, criação que deu origem à maior rede de distribuição de postais ao redor do mundo. O Tratado de Berna, assinado na Suíça, agrega atualmente mais de 190 países.

A grande motivação da data nos dias de hoje se dá por uma força tarefa em reconhecer as atividades de milhares de carteiros ao redor do mundo, que ainda hoje lutam para entregar correspondências em localidades distintas. Em alguns países, a data é comemorada por meio de ações sociais e eventos temáticos.

Entretanto, a principal finalidade da celebração é relembrar aos países sobre a importância da profissão. Diversas atividades e programas são criados para valorizar os funcionários, além de gerar debates sobre a modernização dos serviços.

A origem dos Correios no Brasil

A atividade postal no Brasil surgiu muito antes da criação do Dia Mundial dos Correios, precisamente quando o país ainda era colônia de Portugal. A criação do Correio-mor brasileiro se deu em 25 de janeiro de 1663, por meio da nomeação de João Cavaleiro Cardoso como assistente do Correio-mor do Rio de Janeiro.

Ou seja, os Correios surgiram há 358 anos! De lá para cá, entre altos e baixos, tornou-se um marco na criação de serviços de envios e entregas em todo o país. Foi somente em 1929 que o governo brasileiro regulamentou os Correios como instituição pública, dando início a uma nova era da empresa que conhecemos até hoje.

Já em 1931, a entidade se fundiu com o serviço de telégrafos brasileiro, dando origem ao Departamento de Correios e Telégrafos – o DCT. Após um período de adaptação, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT foi oficializada como a partir de 1969.

Como o serviço postal se modernizou ao longo dos anos

A ECT passou por um longo período de modernização ao longo de sua história. Conforme as demandas por serviços foram aumentando, a empresa também evoluiu e passou a implementar diferentes sistemas e funcionalidades, se tornando uma das maiores operadoras logísticas do mundo. Entre os maiores destaques dos Correios ao longo de sua história, destaca-se:

Longa escala de entrega

Atualmente, os Correios atendem todos os 5.570 municípios, por meio de uma logística ampla e integrada de Norte a Sul. São mais de 92 mil funcionários, 12 mil agências espalhadas ao redor do Brasil, e conta com serviços que vão além do simples envio e recebimento de cartas.

Incorporação do Sedex

Uma das maiores revoluções dos serviços postais brasileiros foi o avanço dos serviços dedicados a entregas rápidas. Em um país extenso como o Brasil, o envio e entrega de malotes deu lugar a um serviço de encomendas expressas, e foi assim que surgiu o Sedex. Hoje, é possível enviar e receber produtos em até 24 horas e com segurança que só os Correios garantem.

Serviços variados

Como dito anteriormente, os serviços postais evoluíram a ponto de se tornarem um serviço multiuso para diversos fins. Os Correios, propriamente ditos, oferecem ao país hoje mais de cem produtos e contam com uma operadora de celular.

Responsáveis por mega operações logísticas ao redor do país, os Correios são responsáveis por fazer a entrega oficial de malotes governamentais e das urnas eletrônicas. É o caso das provas anuais do Enem, a logística dos eventos internacionais e a crescente demanda do comércio eletrônico.

CORREIOS, O QUE É ESSENCIAL PARA O POVO NÃO SE VENDE!

Fonte: https://www.cashme.com.br/blog/dia-mundial-dos-correios/

Compartilhe agora com seus amigos